Respostas Sociais

Casa de Acolhimento


A Casa dos Rapazes inscreve-se na resposta social de Casa de Acolhimento, enquadrando-se no Sistema Nacional de Acolhimento e Acompanhamento de Crianças e Jovens em situação de Risco, previsto na Lei de Proteção de Crianças e Jovens em perigo, nº 147/99, de 1 de setembro. Atualmente, tem capacidade para 46 crianças e jovens, do sexo masculino, com idades a partir dos 6 anos, com medida de Promoção e Proteção aplicada.
O acolhimento visa, não apenas a proteção destas crianças e jovens dos perigos ineretes ao seu meio natural de vida, como também prover a satisfação das suas necessidades básicas, na educação, na alimentação, na saúde, na segurança, no controlo (através da imposição de regras e limites), na estimulação, no conforto e naquela que é a dimensão mais importante e fundamental que é a do afeto, sendo este imprescindível à saúde física, ao equilíbrio psíquico e emocional, à estabilidade económica e social e ao desenvolvimento material e cultural de qualquer criança ou jovem. Para isso, cumpre-nos também acompanhar as famílias com o objetivo de, tão rapidamente quanto possível, elaborar um plano de intervenção sustentado, para que a criança ou jovem permaneça na Casa de Acolhimento apenas pelo tempo estritamente necessário, assim se promovendo o seu regresso à casa de morada da família.

Apartamentos de Autonomização


A Casa dos Rapazes dispõe de três imóveis (apartamentos de Tipologia T5), todos localizados no centro da cidade de Viana do Castelo, que possibilitam a integração de 15 jovens com idade igual ou superior a 16 anos.
Esta resposta social destina-se a apoiar a transição para a vida adulta de jovens que possuem competências pessoais específicas, provenientes da Casa de Acolhimento, numa diversidade de áreas: saúde, desporto e lazer, educação e formação profissional, emprego, funcionamento psicoafectivo, autonomia de vida, gestão doméstica e contexto familiar.
Share by: